REUNIÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA


A Secretária de Educação Telma Vieira reuniu hoje dia 11 de abril do corrente ano com a equipe da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, para tratar de assuntos relevantes aos trabalhos desenvolvidos pelos mesmos nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com tudo foi discutido em destaque avaliação dos professores, planejamentos para o ano letivo, monitoramento e acompanhamento pedagógico, cumprimento de carga horária e outros.

O acompanhamento pedagógico é uma excelente estratégia de orientação e de ensino que tem como objetivo maximizar o aproveitamento do aluno na escola, facilitando o processo de organização, de aprendizagem e de concentração, além de despertar o prazer em aprender. 

Trata-se, portanto, de garantir que o estudante tenha um acompanhamento que o valorize como um ser único em seu desenvolvimento. O aprendizado aliado ao cuidado com o aluno e o apoio emocional são fundamentais para o seu bem-estar integral.

Parceria CVT-IEMA e Secretaria Municipal de Educação - SEMED



O Centro Vocacional Tecnológico  - CVT/IEMA  formou uma brilhante parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade de ensino dos estudantes da modalidade de ensino  Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI onde os mesmos terão acesso a cursos profissionalizantes ofertados pelo município, serão contempladas de inicio três 3 maiores escolas de EJAI no município, UIM Epitácio Pessoa, Colégio Municipal José de Senna Rosa e UIM Airton Senna, com os cursos de Instalação elétrica, Agricultura orgânica e Agente comunitário de saúde.

Mais um avanço para nossa cidade em especial aos alunos desta modalidade.

Prefeitura Municipal de São Mateus
Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Centro Vocacional Tecnológico - CVT-IEMA

Caminhada em conscientização ao Dia Mundial do Autismo


A Secretaria Municipal de Educação - SEMED realizou no dia 02 de abril do corrente ano, a II Caminhada em Conscientização ao dia do Autismo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade em especial aos alunos, pais de alunos e a comunidade para essa realidade e com isso conhecer mais um pouco sobre esse transtorno que atinge não somente crianças, mas também outras faixa etárias da vida do ser humano, esse distúrbio pode apresentar-se em níveis diferente de comprometimento e com isso recebe o nome de "espectro autista", para entender melhor imagine um dégradé, que vai das cores mais claras até as cores muito escuras em que se encontram os casos mais graves, até os tons mais claros.



O evento contou com a presenca da Coordenação Pedagógica a secretária de educação Telma Vieira, professores e diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino, o diretor do Centro Vocacional tecnológico - CVT/IEMA Francisco Barata, o pisicólogo Cícero Brandão que ressaltou sobre os diagnósticos, tratamentos entre outras informações relevantes sobre o assunto. A caminhada teve encerramento na praça Raimundo Gildo com paradas na escola José de Senna Rosa, onde o diretor José Demetris frisou sobre a família que tem filho autista.

A equipe da escola Jardim de Infância Antonio Fontenele fizeram uma belíssima apresentação com coreografia e musica encerrando assim com chave de ouro o evento.

Novos monitores do Mais Educação para a UIM Paulo Freire




A UIM Paulo Freire localizada no povoado lagoinha há 7km do centro da cidade, promoveu uma reunião com os pais de alunos e a comunidade, nesta sexta feira dia 05 de abril para a apresentação dos novos monitores do projeto Mais Educação que atuarão do 3° ao 9° ano e que tem por objetivo auxiliar os alunos para melhorar o desempenho em vários aspectos no âmbito escolar.


 Os monitores atuarão nas áreas de português onde irá ajudar no desenvolvimento do discente na leitura e escrita do 3° ao 9°ano contribuindo assim para uma exímia aprendizagem, matemática onde auxiliará os estudantes a ter mais desenvoltura com os números, assim envolvendo o raciocínio lógico e os jogos que serão peça fundamental nessa sapiência, leitura para contribuir no desenvolvimento cognitivo e intelectual desse aluno, levando o aluno a viajar no mundo das histórias e assim descobrindo a importância de ler e entender, educação patrimonial irá trabalhar as datas comemorativas dentro da escola e a história de nosso município para assim facilitar o conhecimento dos discentes, artesanato para contribuir na arte de trabalhar com a realidade de nosso município, podendo assim levar a cultura são-mateuense que é o belíssimo trabalho de nossas artesãs, ressalto ainda que iremos trabalhar com materiais reciclado o lixo virando luxo.


De acordo com o professor Nadilson que ficou com a disciplina de Matemática ao decorrer da reunião com os pais do turno matutino e vespertino o professor relatou que está para contribuir com a aprendizagem dos alunos e que os pais possam mandar os seus filhos no contra turno pra que tenha mais êxito no ensino-aprendizagem, todos os pais ficaram feliz ao ver que a escola está se preocupando com a aprendizagem de seus filhos, e que o bem mais precioso que eles irão deixar será o conhecimento.


"Agradeço em primeiro lugar a Deus e a SEMED que sempre nos apoiou nesse belíssimo trabalho e ao coordenador(a)do programa novo mais educação Laumir e Deivania que semdiepre estão  contribuindo com aprimoramento e aperfeiçoando dos monitores". Ana Maria - Diretora Geral

Estudo dos Temas Integradores do Currículo Maranhense



Nos dias 21 e 22 de março, o município de São Mateus do Maranhão, reuni todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino para o Primeiro Estudo dos Temas Integradores do Currículo Maranhense.

O Documento Curricular do Território Maranhense, aprovado pelo CEE-MA no dia 28 de dezembro de 2018, servirá de base para que as escolas das redes públicas e privadas (re) elaborem seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP) e planos de aulas de seus docentes.

A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, ressalta a importância do compromisso de todos com a promoção de aprendizagens significativas, uma vez que o currículo deve ser conhecido e discutido pelos profissionais de educação, que se constituem como sujeitos da ação educativa, e demais pessoas que envolvidas com políticas públicas educacionais.